quinta-feira, 23 de abril de 2015

Organizando a ordem de reprodução de suas músicas

Alguma vez já organizou uma playlist na ordem que você gostaria de ouvir suas músicas, até mesmo renomeando os arquivos numericamente para evitar problemas e, por alguma razão que até o universo desconhece, as músicas parecem ser executadas randomicamente no seu celular ou na mesa de som da sua festa?

Este problema acontece porque alguns chips controladores de som de certos dispositivos fazem uma espécie de leilão entre o nome do arquivo e o horário de gravação no dispositivo, sendo que este último prevalece como critério adotado para ordenar a execução das músicas.

Sabendo isto, como podemos resolver este problema? Uma forma seria por copiar de trás para frente seus arquivos, mas, esta opção se tornaria inviável se consideramos uma playlist extensa, talvez com centenas de músicas.

Será que não existe uma opção que economize tempo e resolva este problema de forma mais inteligente? Abaixo ensinaremos uma forma de renomear seus arquivos em lote e, ao mesmo tempo, ordenar a execução de suas músicas usando o Linux.

Usando o Ubuntu e o Thunar para renomear os arquivos

Nas versões atuais do Ubuntu, temos como gerenciador de janelas padrão o Nautilus. Este, por padrão permite que façamos o rename de um arquivo por vez. isto não nos seria muito prático, pois estamos falando de playlists grandes, com dezenas ou centenas de arquivos. Para começar, vamos instalar o Tunar:

sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.12
sudo apt-get update
sudo apt-get install thunar
 Com o Tunar podemos renomear de uma só vez todos nossos arquivos da playlist. Isto por si só já é bastante prático, mas pode não resolver o problema em mesas de som, celulares e MP3 / 4 players antigos. Isto acontece porque estes dispositivos usam como critério para ordenar as músicas a hora de gravação e o nome.
Vamos renomear os arquivos primeiro e depois resolvemos a ordenação:

Renomeando os Arquivos

Abra o Tunar pelo Dash













Navegue até a pasta aonde estão as músicas e selecione todos os arquivos













Vá em "Editar" e escolha a opção "Renomear"













Mude a opção Formato do texto para:
Número - Texto - Nome antigo













Mude o Texto para: -














Clique em Renomear arquivos e pronto! A primeira parte de nossa tarefa está concluída. Falta ordenar para que o chip de nosso aparelho possa respeitar nossa eleição.

Ordenando os arquivos

Primeiro, temos que instalar o Fatsort.
sudo apt-get install fatsort
 Instalamos o fatsort porque ele foi desenvolvido para justamente ordenar arquivos alfabeticamente em dispositivos FAT 16 ou FAT 32. Mas atenção! O fatsort só funciona com estas tabelas de arquivo.
Como nossa intenção não é ordenar alfabeticamente, então, renomeamos os arquivos de nossa playlist para que ao ordená-los pudéssemos ter nossa opção de execução das músicas respeitadas, daí a necessidade de inserir a numeração com o Thunar.
Após a instalação do programa faça o seguinte:

  1. Monte seu aparelho de MP3, pen-drive ou celular onde você quer copiar as músicas. 
  2. Copie as músicas (ou as pastas que contém as músicas) para o aparelho. 
  3. Desmonte a conexão com o aparelho.
  4. Dê o seguinte comando para que as faixas sejam organizadas: 

sudo fatsort /dev/sda
OBS.: Certifique-se de que /dev/sda é a localização correta do seu aparelho antes desta operação.

Pronto! Você já pode desconectar o aparelho da sua máquina e curtir suas músicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário